Painéis pneumáticos: conheça mais sobre

Painéis pneumáticos | Hidroair

Painéis pneumáticos são equipamentos desenvolvidos para automatizar serviços industriais de diversos nichos. Além de promoverem essa dinamização, essas ferramentas são personalizáveis e, consequentemente, extremamente úteis para garantir a segurança do ambiente de trabalho, além de facilitarem manutenções. 

Qual a importância de painéis pneumáticos? 

A utilização de painéis pneumáticos é indispensável para qualquer ambiente industrial de grande porte. Afinal, conforme citamos, eles se sustentam em três pilares: 

  • A automatização

De modo geral, a automatização é a característica mais atrativa dos painéis pneumáticos. Através desse ponto, a eficiência de produção de praticamente qualquer companhia é ampliada consideravelmente, permitindo uma maior arrecadação e mais espaço de mercado. 

  • A personalização

A personalização se apresenta como uma das principais vantagens ao se aderir a esses sistemas. Afinal, a composição de painéis pneumáticos se molda de acordo com a necessidade de cada cliente, permitindo que suas válvulas de ativação, suas tampas de bloqueio e outras peças sejam ajustadas conforme cada companhia. 

Sobre esse ponto, inclusive, vale destacar que as dimensões dessas ferramentas, por consequência das características citadas acima, podem variar muito de tamanho. Ou seja, empresas menores utilizam equipamentos menores, e podem evoluir esses objetos conforme conquistam mercado. 

  • A segurança

Há tempos a automatização de serviços se mostra mais segura, para empresas e empregados, do que trabalhos “manuais”. Esse resultado é obtido através da precisão das máquinas, muito maior que a humana. 

Porém, ao abordarmos esse tema, a segurança é elevada a outro patamar. Afinal, esses sistemas também são úteis para proteger espaços e pessoas contra a ação do tempo, choques mecânicos, intempéries e outros, fatores que impactam, diretamente, no próximo ponto que vamos abordar.

  • A objetividade 

Por fim, a objetividade se mostra como uma das principais vantagens de um painel pneumático, principalmente por sua organização. A composição desses sistemas facilita manutenções e, como já citado, protege contra ações do tempo, choques mecânicos, intempéries e outros, aumentando a vida útil desses aparelhos e facilitando sua manutenção. 

Atualmente, por conta de todos esses fatores, os painéis pneumáticos têm sido utilizados para diversas funções fabris, tais como a partida de motores e até o controle de equipamentos pesados. Além disso, também é comum que esses objetos sejam encarregados de realizar manutenções gerais, dinamizando, ainda mais, o cotidiano dos ambientes que fazem parte. 

Existem outros tipos de painéis? 

De maneira geral, além do painel pneumático, também é comum a utilização de painéis eletropneumáticos. Como o nome sugere, essa variação se diferencia, principalmente, por seu acionamento elétrico, enquanto a primeira opção é muscular. 

Na prática, algumas fábricas podem não notar tanta diferença, mas painéis pneumáticos tendem a ser a opção mais válida. A justificativa é que, pelas características de sua composição, esses objetos são considerados mais “robustos” e, consequentemente, mais resistentes a “ambientes hostis” que possuam poeira, umidade e até atmosfera corrosiva.  

Quer saber mais sobre painéis pneumáticos? 

Na Hidroair, trabalhamos para otimizar o consumo de energia através de produtos de diversos segmentos, como os próprios painéis pneumáticos. Portanto, sempre que precisar, consulte nosso catálogo e fale com nosso time de especialistas.

Deixe um comentário