Fonte de alimentação chaveada

Uma fonte de alimentação é um dispositivo que converte a energia elétrica das tomadas para que elas sejam utilizadas nos objetos do cotidiano.  

Mais tecnicamente, a sua principal função é converter a corrente elétrica vinda dos cabos das concessionárias de energia para tensões, correntes e frequências corretas para alimentar os eletrodomésticos, eletroeletrônicos, sistemas de iluminação etc. 

Por isso, no linguajar mais comum, as fontes de alimentação são também chamadas de conversores de energia elétrica, mesmo que esse termo não seja muito exato. Algumas fontes de alimentação funcionam como equipamentos autônomos, ou seja, são objetos cuja única função é realizar os processos de conversão de energia. 

Elas são utilizadas, por exemplo, para sistemas de circuito interno de TV ou de iluminação. No entanto, na maioria das vezes, as fontes estão integradas aos objetos que alimentam, como computadores, televisões etc. 

Vantagens de uma fonte de alimentação chaveada 

Menor tamanho 

As fontes lineares utilizam grandes resistências para dissipar a energia elétrica em excesso. Para isso, um grande volume de material deve ser utilizado. Já as fontes chaveadas utilizam as propriedades oscilatórias dos semicondutores, o que gera uma menor necessidade de material e, portanto, menos volume. 

Menor peso 

A maioria das fontes lineares são fabricadas com metais densos, como o cobre. Como explicamos, as chaveadas empregam pequenos osciladores de semicondutores, que são metais muito mais leves, como o silício. 

Maior eficiência 

A transformação de energia elétrica em calor é um dos processos de conversão mais ineficientes. É por esse motivo que os chuveiros são os eletrodomésticos que mais encarecem a conta de luz. 

Estima-se que cerca de 50% da potência é perdida nas fontes lineares, ao passo que as chaveadas conseguem uma eficiência acima de 70%. Algumas, mais modernas, chegam a 98%. 

Ampla saída de faixa 

Geralmente, os lineares são pouco versáteis e apresentam uma limitação de saída, ou seja, só convertem para faixas de tensão ou de voltagem muito restritas. Já os chaveados conseguem trabalhar com faixas amplas, como 3A a 50A. 

Fonte de alimentação chaveada

Fonte de alimentação chaveada

ONDE ADQUIRIR FONTE DE ALIMENTAÇÃO CHAVEADA? 

Quer adquirir fonte de alimentação chaveada? Conte com uma empresa de confiança e de extrema qualidade no segmento, como a Hidroair! 

Fundada em 1997, a Hidroair é uma empresa em constante crescimento, reconhecida pela qualidade de seus serviços e pela alta tecnologia dos equipamentos oferecidos para seus clientes. Com uma política de alta qualidade a Hidroair sempre busca as melhores soluções em automação industrial. 

A Hidroair conta com a qualidade e rapidez no atendimento, estoque local de produtos e preços competitivos. Além de fornecer produtos de excelente qualidade, a Hidroair oferece também: Consultoria no Dimensionamento de Produtos, Locação de coletores de dados, Configuração de marcador a laser, integração de leitores de códigos de barras, programação de sistema de visão e manutenção de impressoras térmicas e coletores de dados.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.