Atuador pneumático

Focado em meios industriais, o atuador pneumático é um dispositivo que converte energia pneumática em energia cinética, assim movimentando ferramentas ou máquinas. Pode ser utilizado em companhias de diversos segmentos, se adaptando de acordo com cada função que deve receber. 

Como funciona um atuador pneumático?


Conforme citado anteriormente, o atuador pneumático é um dispositivo que transforma um “tipo de energia” em outro. Em outras palavras, converte a energia armazenada no ar comprimido (energia pneumática) em movimento mecânico (energia cinética).


Isso é feito através de diversas etapas, começando na câmara de armazenamento, que guarda a substância gasosa até seu uso. Em geral, é comum que, nesse caso, se utilize gás atmosférico, gás pressurizado ou uma mistura entre essas duas variações. 


Nesses espaços, conforme esses elementos são contidos, eles se expandem. Dessa forma, a diferença de pressão entre o interior e o exterior desses recipientes faz com que o próprio gás acumule energia. 


Ao ser liberada, essa substância é direcionada para sistemas mecânicos compostos por engrenagens, pistões ou outros artefatos que contribuam com essa transformação. Sobre esse último, inclusive, vale destacar que ele pode ser conduzido em linha reta (movimento linear), em círculo (movimento rotativo) ou em oscilação (movimento variado personalizável).  

Existe mais de um modelo de atuador pneumático? 


É comum que se divida esses produtos em dois pilares. São eles: 

  1. Ação simples


O atuador pneumático de ação simples possui uma única entrada e tem seu interior com molas encapsuladas, ajudando em sua abertura ou fechamento. Através delas, o ar comprimido movimenta todo o mecanismo em um único sentido, voltando ao seu estado original após a energia pneumática cessar. 


  1. Ação dupla


Por sua vez, o atuador pneumático de ação dupla, também conhecido como Ar/Ar, movimenta um mecanismo parecido, mas que pode se mexer em vários sentidos, impedindo cargas radiais em sua haste. 

Atuador pneumático

Atuador pneumático

Onde comprar um atuador pneumático? 

Considerando a importância desses produtos, o melhor local para realizar essa aquisição é a Hidroair. Fundada em 1997, a companhia cresceu e se desenvolveu nesse mercado fornecendo produtos e serviços de altíssima qualidade. Por isso, não perca tempo e entre em contato com a Hidroair e realize um orçamento do seu atuador pneumático


Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.